quarta-feira, 24 de junho de 2009

Future - Going to / Will

O tempo do futuro na língua inglesa tem duas formas: o futuro com o verbo auxiliar "will" e com a expressão "to be going to".

Be going to é uma estrutura que pode ser usada para falarmos de planos futuros de forma informal. Going to enfatiza a idéia de intenção, de uma decisão que já foi tomada, uma ação planejada e em um curto tempo.

Ex.: Mark is going to play guitar.
His friends are going to help him.
Ele vai tocar violão, ele já está a caminho, já está tudo certo.
Usamos going to pois a idéia já está formada.

Um outro uso do going to é o de predizer o futuro devido a um indício presente.
Ex.: Look at the sky! It's going to rain. = Olhe para o céu, vai chover.
Aqui você tem uma evidência clara, com certeza vai chover, podemos concluir que o céu está cinza.

Forma afirmativa ou negativa:
Esta forma de futuro é um tempo verbal composto, formado pelo verbo "to be" no presente simples (I am, He, she, it is, you, we, they are) e going to, ao que adicionamos a forma natural do verbo que desejamos colocar no futuro.

Ex.: I am going to travel to Europe next year. Vou viajar para a Europa no ano que vem. = Estou certa disso, já comprei até as passagens!
I am NOT going to stay in this country for sure next year! Eu não estarei neste país com certeza no ano que vem!
I am (not) going to write the novel I told yoy. = Eu não vou escrever o livro que eu te disse.
I am only going to write an article! = Eu apenas vou escrever um artigo.
I am traveling tomorrow - Vou viajar amanhã.
I am calling him after the class - Vou ligar para ele depois da aula.

Forma Interrogativa:
Ex.: Is he going to call me? Ele vai me ligar?
Is he (not) going to call me? Ele não vai me ligar?

Vamos ver o uso do futuro com Will agora: Clique aqui !

Fonte: Blog Caffeine, Site Brasil Escola

Nenhum comentário:

O blog Caffeine tem como principal objetivo compartilhar alguns aspectos da curiosa e interessante língua Inglesa para você praticar, como gírias, reportagens publicadas, e dicas.