quarta-feira, 24 de junho de 2009

How long/ many / much? Quanto?

How long é utilizado para fazer perguntas relacionadas ao tempo de duração de uma determinada ação. A pergunta é: "quanto tempo leva...?" Vejas os exemplos:

How long does it take to get there? = Quanto tempo leva para chegar lá?
How long does it take to go from here to the cinema? = Quanto tempo leva para ir daqui até cinema?
How long does it take to get this ready?= Quanto tempo leva para deixar isto pronto?
How long does it take to do this? = Quanto tempo leva para fazer isto?
How long does it take to learn another language? = Quanto tempo leva para aprender outro idioma?

Podemos usar “how much” quando estamos falando sobre “uncountable nouns” como “water, money, milk, dirt, etc…”. Por exemplo:

uncountable nouns É tudo o que você não pode contar com exatidão, qualquer líquido, ou substâncias como o sal e o açúcar, e em inglês outras coisas como Notícias (news), informação (information), Love, furniture, e money. Sim em inglês você não conta MONEY, mas sim Dólares e qualquer outra moeda (currency).
Então para perguntar, quanto dinheiro você tem? De quanta informação você precisa? Fica assim:

How much money does that cost? = Quanto custa aquilo?
How much wine (vinho) do you want? Quanto você quer de vinho?
How much information do you need? De quanta informação você precisa?

e PARA responder, muito ou pouco, usamos com essas palavras incontáveis: Much p/ muito e little para pouco.

I have much money! + Ou, I have little money! -
I'll have much wine! + OU I'll have little wine! -

Ao contrário de How many, que é utilizado para os contáveis: Que são a maioria.
dog, table, computer, book, road, friend, dolars

How many horror books have you read? = Quantos livros de horror você leu?
How many roads we have in Brazil? = Quantas estradas temos no Brasil?
How many friends do you have? = Quanto amigos você tem?

e aqui, PARA responder, muito ou pouco, usamos com essas palavras contáveis: Many p/ muito e few para pouco.

I have many friends! Eu Tenho muitos amigos! +
I have few friends :( Eu tenho poucos amigos -
I have many dolars! Eu tenho muitos dólares. +
I have few dolars. Eu tenho poucos dólares. -

Porém, ainda há outras maneiras de dizer muito, neste mesmo sentido de Quantidade em inglês, que serve tanto para esses substantivos contáveis, quanto para os não contáveis.
São elas: A lot of, plenty of, lots of ...
I have a Lot of money! Eu tenho muito dinheiro!
I have plenty of books! Eu tenho muitos livros!
There are lots of streets! Há muitas ruas!

Blog Caffeine

Nenhum comentário:

O blog Caffeine tem como principal objetivo compartilhar alguns aspectos da curiosa e interessante língua Inglesa para você praticar, como gírias, reportagens publicadas, e dicas.